INHAMBANE:VEHICLE THEFTS ON THE RISE

PELO menos 12 viaturas de diversas marcas foram recuperadas na província de Inhambane no mês de Dezembro último, das quais seis foram roubadas só na semana das festas.

 O recrudescimento da onda de roubo de viaturas, um fenómeno considerado novo e estranho na província, preocupam sobremaneira as autoridades policiais que, entretanto, prometem apertar cada vez mais o cerco para estancar aquele crime que afecta sobretudo a capital provincial onde foram furtados aqueles automóveis durante a recente quadra festiva. 

Depois de roubadas na capital de Inhambane, de acordo com Juma Ali Dauto, chefe das Relações Públicas no Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) foram recuperadas nos distritos de Massinga, Inhassoro, Govuro, na cidade da Maxixe e no posto de controlo de Save. Em conexão com aqueles roubos, de acordo com a nossa fonte, oito pessoas foram detidas. Trata-se, segundo explicou, de indivíduos que se dedicam ao roubo de viaturas dentro e fora do país, nomeadamente na província de Tete e na cidade de Maputo, bem como na vizinha República da África do Sul. 

“Estamos preocupados com roubo de viaturas em Inhambane e circulação de veículos ilegais. Devido ao facto estamos a trabalhar no sentido de travar esses crimes. Em alguns casos tem sido difícil localizar os assaltantes porque os lesados comunicam à Polícia a ocorrência depois de esgotarem todas as tentativas de recuperar as viaturas contando com os seus próprios meios de perseguição”, explicou o porta-voz da PRM, indicando ser importante a participação imediata do sucedido às autoridades policiais com vista à neutralização das redes criminosas. As viaturas de marca Izusu, cabine dupla ou simples, Toyota Runex e Corola, têm sido as mais preferidas pelos assaltantes alegadamente por ter maior mercado. 

Por outro lado, a Polícia chama atenção aos proprietários das viaturas a observarem todas as medidas de segurança dos seus veículos, tal como fechar os vidros e trancar as portas de modo a evitar que os assaltantes sejam tentados pela forma como o veículo se encontrar. Em relação a outros tipos de crimes, a PRM, em Inhambane, diz ter neutralizado uma pessoa na posse de uma arma de fogo do tipo pistola sem a devida licença para o seu porte. TRANSIÇÃO PACÍFICA A Polícia da República de Moçambique (PRM) na província de Inhambane elogia o comportamento demonstrado pela população durante a recente quadra festiva evitando que houvesse muitos casos criminais, situação que contribuiu para a tranquilidade, ordem e segurança públicas. 


A despeito desta relativa tranquilidade, o chefe das Relações Públicas e porta-voz do Comando Provincial da PRM, Juma Ali Dauto, disse que alguns automobilistas viram as suas cartas de condução apreendidas depois de surpreendidos a conduzir em estado de embriaguez. As praias de Tofo, Barra e Tofinho, na cidade de Inhambane, Vilankulo, Morrungulo, na Massinga, Guinjanta e Baía dos Coco, no distrito de Jangamo, tal como acontece todos anos por ocasião da quadra festiva, voltaram a acolher maior número de turistas nacionais e estrangeiros que escolheram aqueles locais de lazer para as festas do Natal e do fim do ano. 

A presença da Polícia nas praias bem como nas vias públicas que dão acesso a estes locais e outros aglomerados, permitiram que houvesse disciplina, contribuindo, deste modo, para a redução drástica dos acidentes de viação bem com de naufrágios. 

 Em relação ao sector de Saúdo, o Hospital Provincial de Inhambane
atendeu naquele período 135 doentes padecendo de várias enfermidades, incluído 18 casos de acidentes de viação. Doze doentes chegaram ao HPI transferidos dos hospitais rurais de Chicuque, Quissico, em Zavala, e do Centro de Saúde Urbano de Inhambane. Durante este período não foi registado nenhum óbito. 


VICTORINO XAVIER

No comments:

Post a Comment

What do you think 🤔?