Membros da Renamo detidos em plena Tomada de posse

MEMBROS DA RENAMO DETIDOS EM PLENA TOMADA DE POSSE
Ao cargo de régulo

Cinco membros do partido Renamo, dos quais quatro do distrito de Ribáuè e um de Meconta, na província de Nampula encontram-se detidos, desde segunda-feira da semana em curso, indiciados de tentarem “apropriar-se "do poder dos régulos das mencionadas regiões.
A delegada provincial interina da Renamo, Abiba Aba, que se limitou a confirmar as mencionadas detenções, afirmou que o seu partido está já em diligências no sentido de averiguar a situação e apurar as presumíveis causas que terão originado a detenção daqueles membros.
Informações em nossa posse e confirmadas pela PRM em Nampula, referem que os aludidos membros da Renamo foram presos momentos depois da sua alegada tomada de posse para o exercício das funções de régulos da Renamo, no âmbito da materialização da promessa, formulada pelo seu líder, de governar as regiões do centro e norte do país a partir de Março onde reclama vitória desde a proclamação dos resultados em 31 de Dezembro de 2014.Sérgio Mourinho, porta-voz da polícia em Nampula, disse que os indivíduos estão presos e serão responsabilizados em atentarem contra a ordem e tranquilidade públicas, contra a segurança do Estado e norma constitucional.

“Estes indivíduos andaram a reunir com a população e simularam empossar os seus régulos, alegando que, à posterior, viriam a ser investidos nos cargos de chefes das localidades, dos postos, administradores distritais e governadores provinciais, supostamente porque a Renamo ganhou as últimas eleições gerais e vai governar. Nós, como a polícia não podemos tolerar tais anarquias porque agridem os princípios que regem a Constituição da República”, afirmou Sérgio Mourinho.
Mourinho acrescentou que a medida de detenção pode até abranger os respectivos delegados políticos deste partido, porque constituem os vectores da suposta desordem e, igualmente, avisou que a corporação não vai permitir a criação de um governo paralelo no país ao que é, actualmente, reconhecido como fruto das eleições de 15 de Outubro de 2014.
Entretanto, a fonte, em nome da PRM, aproveitou a nossa reportagem para apelar aos residentes de Nampula e, quiçá, do país em geral a não aderirem a estas acções de desordem e insubordinação que a Renamo está a tentar expandir.
WAMPHULA FAX – 27.01.2016